quinta-feira, 14 de abril de 2011

MENSAGENS DE CHICO XAVIER





SE EU MORRER ANTES DE VOCÊ... 

 
Se eu morrer antes de você, faça-me um favor:
Chore o quanto quiser, mas não brigue com
Deus por Ele haver me levado.
Se não quiser chorar, não chore.
Se não conseguir chorar, não se preocupe.
Se tiver vontade de rir, ria.
Se alguns amigos contarem algum fato a
meu respeito, ouça e acrescente sua versão.
Se me elogiarem demais, corrija o exagero.
Se me criticarem demais, defenda-me.
Se me quiserem fazer um santo, só porque morri,
mostre que eu tinha um pouco de santo, mas
estava longe de ser o santo que me pintam.
Se me quiserem fazer um demônio, mostre que
eu talvez tivesse um pouco de demônio, mas
que a vida inteira eu tentei ser bom e amigo.
Espero estar com Ele o suficiente para continuar
sendo útil a você, lá onde estiver.
E se tiver vontade de escrever alguma coisa
sobre mim, diga apenas uma frase:
"Foi meu amigo, acreditou em mim e me quis
mais perto de Deus!"
Aí, então derrame uma lágrima.
Eu não estarei presente para enxugá-la, mas
não faz mal. Outros amigos farão isso no meu lugar.
E, vendo-me bem substituído, irei cuidar de
minha nova tarefa no céu.
Mas, de vez em quando, dê uma espiadinha
na direção de Deus.
Você não me verá, mas eu ficaria muito feliz
vendo você olhar para Ele.
E, quando chegar a sua vez de ir para o Pai, aí,
sem nenhum véu a separar a gente,vamos viver,
em Deus, a amizade que aqui nos preparou
para Ele. Você acredita nessas coisas?
Então ore para que nós vivamos como quem
sabe que vai morrer um dia, e que morramos
como quem soube viver direito.
Amizade só faz sentido se traz o céu para
mais perto da gente, e se inaugura aqui mesmo
o seu começo. Mas, se eu morrer antes de
você, acho que não vou estranhar o céu..
Ser seu amigo... já é um pedaço dele..."
(Chico Xavier)






Agradeço

Agradeço, Mãezinha, tudo o que me ofertas,
Desde o sono do berço e as canções de ninar,
Aos problemas da vida, ante as horas incertas,
Entre as provas do mundo e as carícias do lar.
Agradeço-te as mãos, a zelarem por tudo,
Nos recursos do pão, ao Sol de cada dia,
E no amparo da veste a servir-me de escudo,
A fim de que eu vencesse o vento e a noite fria.
Agradeço a oração, com que me deste à infância
O respeito à existência e a fé que me avigora...
Terna visão do Céu que relembro à distância,
No trabalho constante em que me vejo agora.
Agradeço-te, oh! Mãe, a proteção e a escola
Do teu mundo de amor que até hoje me alcança...
Melodia interior que me anima e consola,
Refazendo-me o ser no clima da esperança.
Agradeço o silêncio e o carinho incessantes
Com que buscas não ver meus enormes deslizes
E o teu claro perdão de todos os instantes,
Quando o erro me aponta as horas infelizes.
Mas acima dos dons de tanto reconforto,
Trago-te, em luz mais alta, a flor da gratidão,
Porque não me atiraste ao desprezo do aborto
E guardaste-me em Deus no próprio coração.
Autor: Chico Xavie







Ao Crente

A quem, senão a Ele, o Cristo amado,
Deves tu dedicar os teus momentos,
Se ele encheu os teus pobres pensamentos
De clarões que te fazem deslumbrado?
E na dor e nos próprios sofrimentos,
Lembra sempre o seu vulto imaculado,
Que te faz fervoroso e encorajado,
A ascender teu calvário de tormentos,
Só a piedade do Cristo terna e imensa,
Pode na estrada lúcida da crença
Amparar-te nas provas dolorosas!
E bendize esta dor, pois que os prazeres
São dissimulações dos padeceres
Sobre a Terra de sendas tenebrosas!
Autor: Chico Xavier






Amorosamente

Que Deus não permita que eu perca o ROMANTISMO,
mesmo eu sabendo que as rosas não falam.
Que eu não perca o OTIMISMO, mesmo sabendo que o futuro que nos espera não é assim tão alegre.
Que eu não perca a vontade de VIVER, mesmo sabendo que a vida é, em muitos momentos, dolorosa...
Que eu não perca a vontade de ter grandes AMIGOS, mesmo sabendo que, com as voltas do mundo, eles acabam indo embora de nossas vidas...
Que eu não perca a vontade de AJUDAR as pessoas, mesmo sabendo que muitas delas são incapazes de ver, reconhecer e retribuir esta ajuda.
Que eu não perca o EQUILÍBRIO, mesmo sabendo que inúmeras forças querem que eu caia.
Que eu não perca a VONTADE de amar, mesmo sabendo que a pessoa que eu mais amo, pode não sentir o mesmo sentimento por mim...
Que eu não perca a LUZ e o BRILHO no olhar, mesmo sabendo que muitas coisas que verei no mundo,
escurecerão meus olhos...
Que eu não perca a GARRA, mesmo sabendo que a derrota e a perda são dois adversários extremamente perigosos.
Que eu não perca a RAZÃO, mesmo sabendo que as tentações da vida são inúmeras e deliciosas.
Que eu não perca o sentimento de JUSTIÇA, mesmo sabendo que o prejudicado possa ser eu.
Que eu não perca o meu forte ABRAÇO, mesmo sabendo que um dia meus braços estarão fracos...
Que eu não perca a BELEZA e a ALEGRIA de ver, mesmo sabendo que muitas lágrimas brotarão dos meus olhos e escorrerão por minha alma...
Que eu não perca o AMOR por minha família, mesmo sabendo que ela muitas vezes me exigiria esforços
incríveis para manter a sua harmonia.
Que eu não perca a vontade de doar este enorme AMOR que existe em meu coração, mesmo sabendo que muitas vezes ele será submetido e até rejeitado.
Que eu não perca a vontade de ser GRANDE, mesmo sabendo que o mundo é pequeno... E acima de tudo...
Que eu jamais me esqueça que Deus me ama infinitamente, que um pequeno grão de alegria e esperança dentro de cada um é capaz de mudar e transformar qualquer coisa, pois....
a vida é construída nos sonhos e concretizada no amor!
Autor: Chico Xavier







Ânimo
Não desanimes. Persiste mais um tanto.
Não cultives o pessimismo.
Centraliza-te no bem a fazer.
Esquece as sugestões do medo destrutivo.
Segue adiante, mesmo varando
a sombra dos próprios erros.
Avança ainda que seja por entre lágrimas.
Trabalha constantemente. Edifica sempre.
Não consintas que o gelo do desencanto
te entorpeça o coração.
Não te impressiones à dificuldade.
Convence-te de que a vitória espiritual
é construção para o dia a dia.
Não desistas da paciência.
Não creias em realização sem esforço.
Silêncio para a injúria.
Olvido para o mal.
Perdão às ofensas.
Recorda que os agressores são doentes.
Não permitas que os irmãos desequilibrados te
destruam o trabalho ou te apaguem a esperança.
Não menosprezes o dever que a consciência
te impõe. Se te enganaste em algum trecho
do caminho, Reajusta a própria visão e
procura o rumo certo.
Não contes vantagens nem fracassos.
Estuda buscando aprender.
Não se voltes contra ninguém.
Não dramatizes provações ou problemas.
Conserva o hábito da oração para que
se te faça luz na vida íntima.
Resguarda-te em Deus e persevera no trabalho
que Deus te confiou.
Ama sempre, fazendo pelos outros
o melhor que possas realizar.
Age auxiliando. Serve sem apego.
E assim vencerás.
Autor: Chico Xavier

Cada Existência

Nasceste no lar que precisavas,
Vestiste o corpo físico que merecias,
Moras onde melhor Deus te proporcionou,
De acordo com teu adiantamento.
Possuis os recursos financeiros coerentes
Com as tuas necessidades, nem mais,
nem menos, mas o justo para as tuas lutas
terrenas. Teu ambiente de trabalho é o
que elegeste espontaneamente para a tua
realização. Teus parentes, amigos são as almas
que atraíste, com tua própria afinidade.
Portanto, teu destino está constantemente
sob teu controle.
Tu escolhes, recolhes, eleges, atrais,
buscas, expulsas, modificas tudo aquilo
que te rodeia a existência.
Teus pensamentos e vontade são a chave de
teus atos e atitudes...
São as fontes de atração e repulsão na tua
jornada vivência.
Não reclames nem te faças de vítima.
Antes de tudo, analisa e observa.
A mudança está em tuas mãos.
Reprograma tua meta,
Busca o bem e viverás melhor.
Embora ninguém possa voltar atrás e
fazer um novo começo,
Qualquer Um pode Começar agora e
fazer um Novo Fim.
Autor: Chico Xavier







Enviados de Cristo
Esse triste companheiro, cujo passo te procura,
ralado de desventura que não sabes de onde vem.
Esse pedinte arrasado, por dores desconhecidas, emaranhado em feridas, sem proteção de ninguém
Esse amigo que lastima a própria ação rude e cega
no cárcere que o segrega para reforma e pesar.
Esse irmão largado à noite, de olhar magoado e profundo que roga debalde ao mundo,
o doce calor de um lar.
Essa mendiga que estende, pobre mão encarquilhada, cuja penúria da estrada, ninguém na terra traduz.
Esse doente cansado, que se lamenta sozinho, abandonado ao caminho, à míngua de paz e de luz.
Essa mãe de filho ao peito que em lágrimas se consome, às vezes com febre e fome,
rogando socorro em vão.
Essa criança assustada que chora sem rumo certo,
flor atirada ao deserto, anjo na cruz da aflição.
À frente desses amigos que o sofrimento encarcera, corações em longa espera, aplica-te ao “Não Julgueis”.
Eles não pedem censura, mostrando a necessidade, ensinam que a caridade é a Lei de todas as leis.
Esses irmãos quase mortos, eis que o céu no-los envia, na estrada do dia a dia, para as lições do Senhor.
Saibamos ressuscitá-los da morte em sombra, na prova, doando-lhes vida nova na escola viva do Amor.
Autor: Chico Xavier






Caridade
Use o tostão que sobra
E que em nada te aproveita,
Dar sempre é exemplificar
a caridade perfeita!
Caridade é, muitas vezes,
Fazer-se sempre o menor,
Está na luz da Humildade
A caridade melhor.
Caridade é perdoar
A quem te causa uma dor
É converter todo o espinho
Numa braçada de flor.
Caridade, enfim, na Terra,
É buscar a perfeição,
A perfeição de si mesmo
No templo do coração.
Autor: Casimiro Cunha
(Psicografado por Chico Xavier)








Mestre Jesus
Com o nascimento de Jesus, há como que uma comunhão direta do Céu com a Terra. Estranhas e admiráveis revelações perfumam as almas e o Enviado oferece aos seres humanos toda a grandeza do seu amor, da sua sabedoria e da sua misericórdia
Aos corações abre-se nova torrente de esperanças e a Humanidade, na Manjedoura, no Tábor e no Calvário, sente as manifestações da vida celeste, sublime
em sua gloriosa espiritualidade.
Com o tesouro dos seus exemplos e das suas palavras, deixa o Mestre entre os homens a sua Boa-Nova.
O Evangelho do Cristo é o retrato fiel de todas as filosofias que procuram aprimorar o espírito, norteando-lhe a vida e as aspirações.Jesus foi a manifestação do amor de Deus, a personificação de sua bondade infinita.
Com o nascimento de Jesus, há como que uma comunhão direta do Céu com a Terra. Estranhas e admiráveis revelações perfumam as almas e o Enviado oferece aos seres humanos toda a grandeza do seu amor, da sua sabedoria e da sua misericórdia.
Aos corações abre-se nova torrente de esperanças e a Humanidade, na Manjedoura, no Tábor e no Calvário, sente as manifestações da vida celeste,
sublime em sua gloriosa espiritualidade.
Com o tesouro dos seus exemplos e das suas palavras, deixa o Mestre entre os homens a sua Boa-Nova.
O Evangelho do Cristo é o retrato fiel de todas as filosofias que procuram aprimorar o espírito,
norteando-lhe a vida e as aspirações.Jesus foi a manifestação do amor de Deus, a personificação
de sua bondade infinita.
Autor: desconhecido







Cantiga do Perdão
Não te iludas amigo, por mais se expandam lágrimas contigo todo lamento é vão, tudo que tende para a perfeição, todo bem que aparece e persiste no mundo,
vive do entendimento harmônico
e profundo através do perdão.
Perdão que lembre o sol no firmamento, sem se
fazer pagar pelo foco opulento a vencer dia a dia
a escuridão da noite insondável e fria e a nutrir,
no seu longo itinerário, o verme e a flor,
o charco e o pó, o ninho e a fonte, de horizonte a horizonte, quanto for necessário.
Perdão que nos destaque a lição recebida
na humildade da rosa.
Benção do céu, estrela cetinosa que, ao invés
de pousar sobre o diamante, desabrocha no
espinho como a dizer que a vida de caminho
a caminho, não despreza ninguém.
Libera generosa, alta e fecunda, quer que toda
a maldade se transfunda na grandeza do bem.
Perdão que se reporte à brandura da terra
pisoteada, esquecida heroína de paciência que
acolhe em toda a parte os detritos da morte
e sustenta os recursos da existência.
Mãe escrava sublime de amor mudo que preside
em silêncio o progresso de tudo.
Amigo, onde estiveres, assegura a certeza de que
o perdão é a Lei da Natureza, segurança de todos
os misteres; perdoa e seguirás em liberdade
no rumo certo da felicidade.
Nas menores tarefas que realizes, para lembrar
sem sombra os instantes felizes, na seara da luz,
na qual a luz de Deus se insinua e reflete, é forçoso exercer o ensino de Jesus que nos manda perdoar, setenta vezes sete, cada ofensa que venha a perturbar o nosso coração.
E isso vale afirmar na senda de ascensão que,
em favor da vitória a que aspiras, na luta
transitória é mais do que importante, é essencial
que te esqueças por fim, de todo o mal e que em tudo no bem a que te dês seja aqui, mais além, seja agora ou depois, Deus espera que ajudes e abençoes, compreendendo, amparando e servindo outra vez.
Autor: Chico Xavier







Necessidade da encarnação
É um castigo a encarnação e somente os
Espíritos culpados estão sujeitos a sofrê-la?
A passagem dos Espíritos pela vida corporal
é necessária para que eles possam cumprir,
por meio de uma ação material, os desígnios
cuja execução Deus lhes confia.
É-lhes necessária, a bem deles, visto que a
atividade que são obrigados a exercer lhes
auxilia o desenvolvimento da inteligência.
Sendo soberanamente justo, Deus tem de
distribuir tudo igualmente por todos os seus
filhos; assim é que estabeleceu o mesmo ponto
de partida, a mesma aptidão, as mesmas
obrigações a cumprir e a liberdade de proceder.
Qualquer privilégio seria uma preferência
uma injustiça. Mas, a encarnação, para
os Espíritos, é um estado transitório.
É uma tarefa que Deus lhes impõem,
quando iniciam a vida, como primeira
experiência do uso que farão do livre arbítrio.
Os que desempenham com zelo essa tarefa
transpõem rapidamente e menos penosamente
os primeiros graus da iniciação e mais cedo
gozam do fruto de seus labores.
Os que, ao contrário, usam mal da liberdade
que Deus lhes concede retardam a sua marcha
e, tal seja a obstinação que demonstrem, podem
prolongar indefinidamente a necessidade
da encarnação e é quando se torna um castigo.
Autor: Chico Xavier



Cultivando paciência
Se você foi vítima de preterição em serviço, reconhecerá que isso aconteceu em favor
da sua elevação de nível.
Se perdeu o emprego ante a perseguição de
alguém que lhe cobiçou o lugar, creia que
alcançará outro muito melhor.
Se um companheiro lhe atravessou o caminho, atrapalhando-lhe um negócio, transações mais lucrativas aparecerão amanhã em seu benefício.
Se determinada criatura lhe tomou a residência, manejando processos inconfessáveis,
em futuro próximo terá você moradia
muito mais confortável.
Se um amigo lhe prejudica os interesses,
subtraindo-lhe oportunidades de progresso e ajustamento econômico, guarde a certeza de que outras portas se lhe descerrarão mais amplas
aos anseios de prosperidade e de paz.
Se pessoas queridas lhe menosprezam a confiança, outras afeições, muitos mais sólidas
e mais estimáveis, surgirão a caminho, garantindo-lhe a segurança e a felicidade.
Mas nunca persigas, não atrapalhes, não desconsideres, não menosprezes e nem prejudiques a ninguém porque sofrer é
muito diferente de fazer sofrer
e a dívida é sempre uma carga
dolorosa para quem a contraiu.
Autor: Chico Xavier


Deus e o infinito
Quem é Deus?
“Deus é a inteligência suprema, causa primária
de todas as coisas.”
Que se deve entender por infinito?
“O que não tem começo e nem fim: o desconhecido;
tudo o que é desconhecido é infinito.”
Poder-se-ia dizer que Deus é o infinito?
“Definição incompleta. Pobreza da
linguagem humana, insuficiente para definir
o que está acima da linguagem dos homens.”
Deus é infinito em suas perfeições, mas o
infinito é uma abstração. Dizer que Deus é
o infinito é tomar o atributo de uma coisa pela
coisa mesma, é definir uma coisa que não está
conhecida por uma outra que não está
mais do que a primeira.
Autor: Chico Xavier






Desencanto
Também, Senhor, um dia, de alma ansiosa,
Num sonho todo amor, carícia e graça,
Quis encontrar a imagem cor-de-rosa
Da ventura que canta, sonha e passa.

E perquiri a estrada erma e escabrosa,
Perenemente sob a rude ameaça
Da amargura sem termos, angustiosa,
Entre os frios do pranto e da desgraça,

Até que um dia a dor, violentamente,
Fez nascer no meu cérebro demente
Os anelos de morte, cinza e nada.

E no inferno simbólico do Dante,
Vim reencontrar a lagrima triunfante,
Palpitando em minh’alma estraçalhada.
Autor: Hermes Fontes
(psicografia de
Chico Xavier )







Indicações do caminho
Nas horas difíceis, procuremos sorrir
e saibamos caminhar.
Na frente, a Divina Bondade nos espera
e não faltará combustível do socorro
Divino à lâmpada de nossas necessidades,
a fim de que haja bastante luz em nosso roteiro.
Quanto mais intenso se nos fizer o
trabalho com Jesus, mais ampla
assistência de Jesus receberemos.
Autor: Chico Xavier












Supérfluo e necessário
Uns queriam um emprego melhor;
outros, só um emprego.
Uns queriam uma refeição mais farta;
outros, só uma refeição.
Uns queriam uma vida mais amena;
outros, apenas viver.
Uns queriam pais mais esclarecidos;
outros, ter pais.

Uns queriam ter olhos claros; outros, enxergar.
Uns queriam ter voz bonita; outros, falar.
Uns queriam silêncio; outros, ouvir.
Uns queriam sapato novo; outros, ter pés.

Uns queriam um carro; outros, andar.
Uns queriam o supérfluo;
outros, apenas o necessário.
Há dois tipos de sabedoria: a inferior e a superior.
A sabedoria inferior é dada pelo quanto uma pessoa sabe e a superior é dada pelo quanto ela tem consciência de que não sabe.

Tenha a sabedoria superior.
Seja um eterno aprendiz na escola da vida.
A sabedoria superior tolera, a inferior julga;
a superior alivia, a inferior culpa;
a superior perdoa, a inferior condena.

Tem coisas que o coração
só fala para quem sabe escutar!

Que possamos estar sempre atentos aos sinais
e saber o que realmente se faz necessário.


_Chico Xavier_








Passando pela Terra 
Sempre útil não te esqueceres de que te encontras em estágio educativo na Terra.
Jornadeando nas trilhas da evolução, não é o tempo que passa por ti, mas, inversamente, és a criatura que passa pelo tempo.
Conserva a esperança em teus apetrechos de viagem.
Caminha trabalhando e fazendo o bem que puderes.
Aceita os companheiros do caminho, qual se mostram, sem exigir-lhes a perfeição da qual todos nos vemos ainda muito distantes.
Suporta as falhas do próximo com paciência, reconhecendo que nós, os espírito ainda vinculados
à Terra, não nos achamos isentos de imperfeições.
Levanta os caídos e ampara os que tropecem.
Não te lamentes.
Habitua-te a facear dificuldades e problemas, de ânimo firme, assimilando-lhes o ensino de que se façam portadores.
Não te detenhas no passado, embora o passado deva ser uma lição inesquecível no arquivo da experiência.
Desculpa, sem condições, quaisquer ofensas, sejam quais sejam, para que consigas avançar, estrada afora, livre do mal.
Auxilia aos outros, quanto estiver ao teu alcance, e repete semelhante benefício, tantas vezes quantas isso te for solicitado.
Não te sirvam de estorvo ao trabalho evolutivo
as calamidades e provas em que te vejas, já que te reconheces passando pela Terra,
a caminho da Vida Maior.
Louva, agradece, abençoa e serve sempre.
E não nos esqueçamos de que as nossas realizações constituem a nossa própria bagagem, onde estivermos, e nem olvidemos que das parcelas de tudo aquilo
que doamos ou fazemos na Terra, teremos a justa equação na Vida Espiritual.
Francisco Cândido Xavier
in Calma (Emmanuel)









Lindas Palavras

Senhor!...
Dura é a pedra, entretanto,
com a Tua sabedoria,
temo-la empregada em
obras de segurança.
Violento é o fogo, todavia,
sob a tua inspiração
foi ele posto em disciplina,
em auxílio da inteligência
Agressiva é a lâmina ,
no entanto ao influxo
de Teu amparo vemo-la piedosa,
na caridade da cirurgia
Enfermiço é o pântano, contudo
sob tua benevolência
encontramo-lo convertido
em celeiro de flores

Eu trago comigo
a dureza da pedra
a violência do fogo
a agressividade da lâmina
e a enfermidade do charco
mas com a Tua benção de amor
posso desfrutar o privilégio de cooperar
na construção do Teu reino...
para isso Senhor, porém, Senhor
concede-me por acréscimo de misericórdia
a felicidade de trabalhar
e ensina-me a receber
o dom de servir.

Chico Xavier




Cultivando paciência
Se você foi vítima de preterição em serviço, reconhecerá que isso aconteceu em favor
da sua elevação de nível.
Se perdeu o emprego ante a perseguição de
alguém que lhe cobiçou o lugar, creia que
alcançará outro muito melhor.
Se um companheiro lhe atravessou o caminho, atrapalhando-lhe um negócio, transações mais lucrativas aparecerão amanhã em seu benefício.
Se determinada criatura lhe tomou a residência, manejando processos inconfessáveis,
em futuro próximo terá você moradia
muito mais confortável.
Se um amigo lhe prejudica os interesses,
subtraindo-lhe oportunidades de progresso e ajustamento econômico, guarde a certeza de que outras portas se lhe descerrarão mais amplas
aos anseios de prosperidade e de paz.
Se pessoas queridas lhe menosprezam a confiança, outras afeições, muitos mais sólidas
e mais estimáveis, surgirão a caminho, garantindo-lhe a segurança e a felicidade.
Mas nunca persigas, não atrapalhes, não desconsideres, não menosprezes e nem prejudiques a ninguém porque sofrer é
muito diferente de fazer sofrer
e a dívida é sempre uma carga
dolorosa para quem a contraiu.
- Mensagem de Chico Xavier -








Nenhum comentário:

Postar um comentário